TRABAJO COLABORATIVO Y DESARROLLO DEL PENSAMIENTO CRÍTICO EN ESTUDIANTES DE POSGRADO



TRABAJO COLABORATIVO Y DESARROLLO DEL PENSAMIENTO CRÍTICO EN ESTUDIANTES DE POSGRADO
978-65-83998-61-3

2025
100
0
1
1
Efraín Núñez Villazana
NÚÑEZ VILLAZANA, Efraín
Teddy Johnnier Salas Matos
SALAS MATOS, Teddy Johnnie
Zenón Manuel López Robles
LÓPEZ ROBLES, Zenón Manuel
Luis Alberto Aguilar Cuevas
AGUILAR CUEVAS, Luis Alberto
Mario Astucuri Quispe
ASTUCURI QUISPE, Mario
Irina Giovanna Flores Poma
FLORES POMA, Irina Giovanna
Jesús Ángel Ignacio Quintana Maita
QUINTANA MAITA, Jesús Ángel Ignacio
Uldarico Inocencio Aguado Riveros
AGUADO RIVEROS, Uldarico Inocencio
Juan Pedro Soplapuco-Montalvo
SOPLAPUCO-MONTALVO, Juan Pedro
Juan Carlos Cárdenas Valverde
CÁRDENAS VALVERDE, Juan Carlos
Esta pesquisa explora como essas duas variáveis se relacionam no contexto da educação superior, especialmente em programas de pós-graduação. Nesses ambientes, frequentemente ainda se utilizam abordagens pedagógicas tradicionais que dificultam a construção conjunta do conhecimento. Por meio de uma abordagem quantitativa, foram identificadas diversas barreiras que limitam o trabalho em equipe, como a baixa adoção de metodologias cooperativas, deficiências nas habilidades comunicativas, currículos desarticulados e uma cultura institucional que prioriza o desempenho individual em detrimento do alcance coletivo. Também foram encontradas limitações estruturais, atitudinais e avaliativas que impactam negativamente tanto a implementação do trabalho colaborativo quanto o desenvolvimento do pensamento crítico. Os resultados empíricos revelam uma correlação positiva significativa entre as variáveis (r = 0,659; p < 0,01), bem como entre esta última e a capacidade de análise (r = 0,679; p < 0,01). Isso sugere que a interação ativa em grupo promove a reflexão e o intercâmbio de argumentos. Em conclusão, fortalecer práticas pedagógicas baseadas na colaboração não apenas contribui para a aquisição de competências cognitivas complexas, mas também atende às exigências de um ambiente profissional que requer pensamento autônomo, diálogo fundamentado e habilidades interpessoais. Portanto, recomenda-se uma reestruturação curricular, acompanhada de uma formação docente que incentive metodologias participativas, reconhecendo e potencializando o valor do trabalho colaborativo na formação de pós-graduação.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

