CHAMADA ABERTA PARA CAPÍTULO DE LIVRO

A PRÁXIS DO PSICÓLOGO NA ESCOLA - VOL.2

Code: 554-1057
compartilhe com seus colegas
Status
Chamada Aberta
Livro

A PRÁXIS DO PSICÓLOGO NA ESCOLA - VOL.2

Volume

2

Submissão até:
30/01/2025
Publicação em:
28/02/2025
Taxa de Publicação de Artigo (APC)

R$ 249,00

Envie o seu artigo ou revisão para publicação no formato de capítulo de livro com:

  • ISBN
  • DOI individual por capítulo
  • Avaliação e revisão orientada
  • Estimativa Qualis Livro L1/L2 (elevada qualidade)
  • Reembolso garantido para trabalhos não aceitos
  • Carta de aceite
  • Certificado de publicação
  • Página de divulgação do capítulo
Formato de distribuição

Acesso Aberto: download e acesso direto para a página do livro e do capítulo.

Organizador(a):
Ementa:

O cenário educacional e escolar há tempo é estudado pela psicologia. Muitas são as contribuições possíveis pela interligação de tais campos, e, ao longo da história, tais ciências caminharam ora mais próximas, noutras nem tanto. Contemporaneamente tal realidade vem sendo modificada. Desde a implementação da Lei nº 13.935 de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, essas três áreas (psicologia, educação e serviço social) passaram a coabitar as escolas em seus diversos níveis.

Muitas das contribuições outrora propostas saíram do papel e se tornaram práxis que visam estabelecer a melhor qualidade de vida dos diversos atores do ambiente escolar. Principalmente alunos e seus processos de aprendizagem, mas também docentes, gestores e toda a equipe de apoio escolar passaram a debater suas experiências e fazeres com profissionais da psicologia e do serviço social. A psicologia escolar, ou psicologia educacional, antes muitas vezes restrita no campo das discussões universitárias, e, eventualmente aplicadas em práticas extensionistas ou em políticas públicas, passou a ter lugar privilegiado no ambiente escolar.

Dessa forma diversos novos arranjos se configuram para solucionar as mais diversas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Desde intervenções macro em elementos de didática e metodologias educacionais, passando por intermediarias mediações das relações dentro da escola, até chegar as menores capacitações ou acolhimentos dos participantes das rotinas escolares o fazer da psicologia mostra-se como inestimável a tal ambiente.

No entanto, os profissionais da psicologia ainda se debatem com a constituição de sua identidade nesse novo espaço de atuação. Muitas vezes convocado a exercer a clínica na escola, precisa ser mediador para acolher as expectativas e estabelecer com a maior clareza possível as possibilidades e limites de sua atuação. Dessa forma, por mais tradicional que a aproximação da psicologia com a educação seja, essa é atualmente, reconfigurada a partir de uma práxis que é construída.

Nesse contexto, convido aos pares que lidam com essa nova realidade a compartilharem suas experiências. A atual sociedade, em movimento constante, demanda clareza sobre essas novas configurações, e quem melhor para oferecê-la que aqueles que a vivenciam? Com tal visão convido a todos que participam, em maior ou menor grau, com a atuação da psicologia na escola a compartilhar suas experiências. Sejam todos muito bem-vindos, autores e leitores, para essa nova jornada de compartilhamento de conhecimentos.

Áreas do conhecimento:
​​​​​​​Psicologia; Educação; Pedagogia; Ensino; Ciências Sociais; Direito; Licenciaturas; Planejamento e Políticas Públicas; entre outras

Normas e Templates

Aceitamos diversos tipos de artigos para publicação no formato de capítulo de livro, incluindo textos de seção livre. Acesse a página de normas e consulte a estrutura e os limites específicos para o tipo de artigo que deseja submeter.

“Trabalhos já apresentados em eventos ou publicados em revistas devem ser devidamente normalizados e possuir Licença Creative Commons (CC) ou autorização para republicação no formato de capítulo, permitindo a correta atribuição dos créditos à primeira publicação na revista ou evento. Certifique-se de anexar o PDF da publicação original para que possamos garantir o devido crédito ao respectivo evento ou revista.”

Submeter um artigo ou revisão

Finalizou e formatou corretamente o seu trabalho? Clique abaixo para enviá-lo.

Reservar um capítulo

Os capítulos disponíveis são limitados, e a chamada poderá ser encerrada antes do prazo estipulado. Caso seu texto ainda não esteja pronto, recomendamos reservar seu capítulo para garantir sua vaga.

...

Quer saber como funciona?

1. Submissão

Submeta o seu artigo ou revisão, inédito ou já apresentado em anais e/ou congressos, para ser publicado agora no formato de Capítulo Livro . O livro será publicado no formato E-Book (Livro Digital) com registro ISBN (International Standard Book), Ficha Catalográfica , Conselho Editorial, Índice Remissivo e todos os requerimentos necessários para obtenção de uma maior avaliação Qualis Livro.

2. Avaliação e Orientação

O seu trabalho será revisado e orientado pelos organizadores do livro (professores, mestres e/ou doutores das mais diversas áreas do conhecimento).

3. Publicação

Após o aceite, o seu trabalho será publicado na data agendada com um DOI individual e um Certificado de Publicação .

E ainda, antes da publicação você receberá a Carta de Aceite .

...

Quais são as vantagens?

1. Qualificação do Currículo

Publicar um artigo ou revisão no formato de Capítulo de Livro é a melhor opção para qualificar o seu currículo acadêmico e obter maiores pontuações em seleções para mestrado, doutorado, seletivo para cargos de docências e até mesmo diferencial para concursos em cargos de instituições privadas. Com um DOI individual, a publicação poderá ser adicionada ao seu Lattes, o que irá garantir a originalidade da publicação.

2. Horas em Atividades Complementares

As Atividades Complementares * se apresentam como práticas acadêmicas obrigatórias para todo aluno, não permitem dispensa e podem ser desenvolvidas sob múltiplas formas e inclusive com a publicação de artigos em formato de capítulo em livros que sejam coordenados por um professor e/ou Conselho Editorial.

* Verifique o manual de orientações da sua IES.
3. Substituição do TCC

Algumas IES * podem escolher adaptar seu currículo, exigindo a produção de algum outro tipo de trabalho final. Por exemplo: o TCC pode ser substituído pela elaboração de um artigo publicado no formato de Capítulo de Livro, ou até mesmo um Livro Digital, desde que as atividades sejam coordenadas por professores ou com certificação de revisão por pares.

* Consulte as regras da sua IES.