LIDANDO COM O TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: ATUAÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
LIDANDO COM O TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: ATUAÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
Lais Regina Dos Santos
23/12/2024
181-202
13
Objetivo: Fazer um estudo da eficácia da terapia cognitivo comportamental ao lidar com o Transtorno de Ansiedade Generalizada, atentar ao uso de suas técnicas, descrições de cada uma, enfatizar sua efetividade no manejo do transtorno e sua contribuição para o alcance da melhor qualidade de vida. Métodos: Por ser uma revisão bibliográfica, os textos base utilizados para sua confecção foram extraídos de diferentes autores os quais se propuseram a refletir sobre o tema. As referências bibliográficas foram extraídas dos textos base dos respectivos autores. Resultados: Ao se analisar os dados descritos no artigo, pode-se inferir que a TCC é realmente eficaz no trato do TAG, convida o indivíduo a desenvolver uma análise crítica de sintomas excessivamente ansiosos, combater a visão catastrófica dos resultados futuros, adquirir um distanciamento de sua ansiedade e melhor controle sobre ela através das diversas técnicas desta modalidade de terapia. Conclusão: Frente às informações coletadas, pode-se dizer que a Terapia Cognitivo Comportamental do transtorno é de fato benéfica, promotora de inúmeras vantagens a quem apresenta demasiada ansiedade, faz o indivíduo refletir sobre o quão exageradas são suas preocupações em relação ao futuro e a adotar uma visão alternativa mais funcional e real sobre elas, enxergar os problemas de um modo positivo.
Ler mais...transtorno de ansiedade generalizada, descatastrofização, ênfase no positivo, preocupação funcional e não funcional, qualidade de vida, reestruturação cognitiva.
DIÁLOGOS SOBRE INTERSECCIONALIDADE E SAÚDE MENTAL - VOLUME 1
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.